quarta-feira, 8 de junho de 2011

Para Saberes: enigma 24

No enigma 24 estão corretas ambas as formas: falámos ou falamos.

Numa primeira leitura, o texto do acordo ortográfico, legitima estes casos de dupla acentuação.

Mas, se considerarmos a variante do português europeu, a forma correta é falámos.
 

ESCLAREÇA-SE O SEGUINTE:
O carácter facultativo da acentuação prende-se com o facto de o acordo respeitar, genericamente, as diferentes normas cultas da língua (nomeadamente a lusoafricana e a brasileira), particularmente o que se relaciona com a dimensão fonética.
Assim, no Acordo Ortográfico, o caso de acentuação aqui referido  é facultativo para a generalidade dos países e das respectivas línguas, na medida em que coexistem formas diferentes de pronunciar e/ou grafar as palavras nessas variedades, perspectivadas em conjunto.
Focalizando apenas o caso do Português na sua variedade europeia, a situação é diferente. Isto porque há distintividade entre 'falámos / falamos' e 'dêmos / demos' na chamada norma culta. 

Assim, segundo com Malaca Casteleiro e Pedro Luís Correia na página 31 do seu livro O que vai mudar na grafia do português": "O Novo Acordo prevê que se assinale, na norma culta lusoafricana, com acento agudo, nos verbos regulares da primeira conjugação, a terminação da primeira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, de modo a distingui-la das correspondentes formas do presente do indicativo, e que, na norma culta brasileira, não haja distinção dessas formas. 
      Deste modo, coexistem para as formas do pretérito perfeito na primeira pessoa do plural: 
      andámos , cantámos, lavámos, na norma culta lusoafricana; 
      andamos, cantamos, lavamos, na norma culta brasileira.” 

Sem comentários:

Enviar um comentário